No 5° Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará (TIC), a companhia pernambucana apresenta dois espetáculos

A junção do fazer teatral, com a tradição oral e dos contos populares é a marca da Cia Meias Palavras, de Pernambuco, que destaca-se por teatralizar a contação de história. Esta semana, o grupo vem a Fortaleza a convite do 5° TIC – Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará, para apresentar dois espetáculos e conversar, após as apresentações, com educadores, artistas e público interessado sobre os processos de criação.

Com o título “Conversas da Ribalta”, o bate-papo acontecerá em dois momentos, dia 9 às 19h30 e dia 11 às 18h30, tendo como base os espetáculos “Seu Rei Mandou” (que será apresentado no dia 09, às 14h e 18h) e “As Travessuras de Mané Gostoso” (com apresentação nos dias 10 e 11 às 17h). A programação da Cia Meias Palavras no TIC acontecerá no Sesc Senac Iracema e é gratuito.
Além dos espetáculos e da conversa, o grupo traz ao festival o Espaço Itinerante de Leitura nos Teatros, uma iniciativa pioneira com a intenção de promover e partilhar com as crianças, pais e espectadores os livros de literatura que serviram e servem de inspiração para as criações dos seus espetáculos. Em sua primeira circulação, o acervo temático sobre histórias de reis, pesquisado para o espetáculo “Seu Rei Mandou”, reúne 20 títulos. O Espaço funcionará no Sesc Senac Iracema, antes dos espetáculos.

OS ESPETÁCULOS DA CIA MEIAS PALAVRAS NO TIC

Seu Rei Mandou – Inspirado pela tradição oral, o espetáculo narra a trajetória de tirania, bravura e bonança de três reis através das histórias: “A Lavadeira Real”, “O Rato que roeu a Roupa do Rei de Roma” e “O Rei Chinês Reinaldo Reis”. Todas recontadas e criadas pelo escritor, ator e contador de histórias, Luciano Pontes, acompanhado por flauta e tambor do músico Gustavo Vilar.

As Travessuras de Mané Gostoso – O espetáculo conta as estripulias de um brinquedo da nossa herança cultural, o Mané Gostoso. Ele vive tranquilo em sua vidinha na cidade de Boitiboia, até a chegada de um Forasteiro que o desafia. Os atores brincam com o público na escolha de quem viverá o papel do Mané Gostoso. Criando, a cada dia, um espetáculo diferente, cheio de surpresas, humor e poesia.

 

FESTIVAL TIC

Com o tema “Lugar de criança é em todo lugar”, o 5° TIC acontecerá de 02 a 12 de outubro, com programação gratuita em Fortaleza e Sobral. Esta edição faz uma referência aos 25 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que defende os direitos da criança, entre os quais, o acesso à cultura.

A quinta edição é apresentada pela Vivo, tem como patrocinadores Governo Federal, CAIXA, Cagece e Coelce. Apoio Cultural: Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura. Parceria: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e Porto Iracema das Artes. É uma realização do Instituto Seara de Cultura e Desenvolvimento e promoção da Invento Produções Culturais.

ATIVIDADES DA CIA MEIAS PALAVRAS NO TIC:

09/10/2015 (sexta-feira)
– 14h* e 18h – Espetáculo “Seu Rei Mandou” – Cia Meias Palavras (PE)
– 19h30 – Bate-Papo “Conversas da Ribalta”

10/10/2015 (sábado)
– 17h – Espetáculo “As Travessuras de Mané Gostoso” – Cia Meias Palavras (PE)

11/10/2015 (domingo)
– 17h – Espetáculo “As Travessuras de Mané Gostoso” – Cia Meias Palavras (PE)
– 18h30 – Bate-Papo “Conversas da Ribalta”

Local: Sesc Senac Iracema
Rua Boris, 90 – Praia de Iracema – Fortaleza.

* sessão exclusiva para escolas

SERVIÇO
5° TIC – Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará.

De 02 a 12 de outubro com programação em Fortaleza e Sobral.

Informações: (85)3048.6077 / fest.teatroinfantil@gmail.com.

Site: www.festivaltic.com.br.

twitter: @inventocultural. facebook: TIC – Festival de Teatro Infantil do Ceará

Anterior

Concurso Miss Teen Brasil será realizado em Fortaleza (CE)

Próximo

Aviões do Forró lança seu DVD Pool Party do Aviões

Faça seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.