Em sua 17ª edição, o DFB (Dragão Fashion Brasil) transforma o evento de referência mundial em moda autoral numa vitrine para o potencial da América Latina na manutenção da identidade da moda e da cultura de seus múltiplos povos e etnias. Contemplando o tema “Sangue Latino”, o DFB 2016 destaca um país com consolidada indústria têxtil e de grande relevância para a economia mundial desse segmento: a Colômbia.

Com realização entre os dias 4 e 7 de maio, o DFB 2016 repete o sucesso da megaestrutura montada no Terminal Marítimo de Passageiros de Fortaleza, que recebeu 25.000 pessoas na edição passada. Em 2016, o local recebe novos espaços para sediar uma programação nos três eixos de atuação do evento: Moda e Design; Moda, Cultura e Comércio; Multicultural; além de projetos paralelos apoiados e promovidos pelo DFB.

Grande novidade desta edição, a conexão Brasil-Colômbia é responsável por trazer novidades exclusivas ao evento. Entre elas, o “Mano a Mano”, projeto que traz ao DFB o I Seminário Internacional de Moda, Cultura e Desenvolvimento, dentro da programação do Dragão Pensando Moda (DPM); um desfile da marca colombiana Lenerd; e a exposição “Artesanías de Colombia”, mostra com objetos de moda e design assinados por criadores colombianos.

 

Moda e Design

Ao longo de quatro dias, o DFB vai apresentar 32 desfiles autorais assinados por 22 criadores brasileiros e convidados de destaque nos países vizinhos, além dos coletivos que promovem fashion shows de projetos de referência apoiados pelo evento, como “Concurso dos Novos” e “Comunidade Moda”. No line up, revelações do meio e renomados estilistas comprometidos com a ideia de moda autoral:

 

● Almerinda Maia (CE) ● João Paulo Guedes (CAN)
● André Sampaio (CE) ● Kalil Nepomuceno (CE)
● Babado Coletivo (CE) ● Lenerd (COL)
● Bikini Society (CE) ● Lindeberg Fernandes (CE)
● David Lee (CE) ● Lizzi (PR)
● Doisélles (MG) ● Mark Greiner (CE)
● Gil Braga (CE) ● Pena Conceito (CE)
● Gisela Franck (CE) ● Rebeca Sampaio (CE)
● Iury Costa (CE) ● Rio de Jas (CE)
● Ivanildo Nunes (CE) ● Ronaldo Silvestre (MG)
● Jeferson Ribeiro (BA) ● Weider Silveiro (SP)

Concurso dos Novos

Realizado há mais de uma década pelo DFB, o concurso tem como objetivo dar visibilidade ao trabalho autoral de alunos de instituições de ensino técnico e superior de todo o Brasil. Sob a orientação de um corpo docente, cada grupo desenvolve uma minicoleção que será apresentada em desfile coletivo durante o evento. As três primeiras equipes colocadas ganham troféus e o primeiro lugar, um prêmio em dinheiro. Nesta edição, as instituições finalistas foram: C. UNIV. SENAC Santo Amaro (SP); IDECC (CE); IESB (DF); UFC (CE); UNAMA (PA); UNIFOR (CE); e UNIV. ESTADUAL DO MARINGÁ (PR).

Comunidade Moda

Realizado em parceria com a TV Cidade, o projeto traz um reality show pioneiro e mostra as diferentes etapas de criação e produção de uma coleção cápsula assinada por jovens talentos em comunidades da periferia de Fortaleza. Os finalistas produzem looks para serem apresentados em desfile coletivo no DFB. O vencedor é premiado com uma vaga no line up do evento no próximo ano com a produção das peças garantida pelo SENAC – CE.

Moda, Cultura e Comércio

Uma das novidades deste eixo é o I Seminário Latinoamericano de Moda, Cultura e Desenvolvimento e o I Encontro dos Cursos de Moda do Ceará. Os momentos acontecem dentro do Dragão Pensando Moda, principal espaço de formação do evento e que recebe nova estrutura nesta edição. O DFB também tem a participação de parceiros de iniciativas pública e privada que incentivam os talentos e as marcas locais.

Dragão Pensando Moda

Maior ciclo de palestras, workshops e oficinas de moda do País, o DPM – Dragão Pensando Moda é uma parceria do DFB com o Senac/CE. Nesta edição, o DFB traz cursos, oficinas, palestras e uma mesa redonda com grandes nomes do trade no Brasil. Outra novidade é que o DPM transfere suas salas de aula e oficinas para o Pavilhão Senac, espaço multiúso no andar superior do Terminal Marítimo, proporcionando uma total imersão dos participantes no evento. Nesta edição, o DPM traz duas estreias e nomes de destaque:

– O I Seminário Latinoamericano de Moda, Cultura e Desenvolvimento vai reunir convidados do Brasil e de países-irmãos da América Latina para discutir os rumos do trade e as possibilidades de uma indústria com o DNA do nosso continente. Entre os nomes confirmados, Ana Maria Fries Martinez, diretora executiva do programa “Artesanías de Colombia”; Carlos Paiva, secretário de fomento e incentivo à cultura, do Ministério da Cultura; e Leonor Esguerra, assessora de cooperação e assuntos internacionais da Colômbia;

– Já o I Encontro dos Cursos de Moda do Ceará deve reunir 600 alunos de todas as faculdades e cursos técnicos de moda do Ceará para debater a inclusão do ensino das tipologias artesanais na grade curricular e o Projeto LAB, parceria entre o DFB e grandes empresas de varejo, com foco na capacitação e na inserção de jovens no mercado de trabalho;

– Na programação, o DPM destaca ainda as presenças do estilista mineiro Ronaldo Fraga em uma mesa redonda com os cearenses Lindebergue Fernandes e Celina Hissa, da marca Catarina Mina e do Projeto Fia. No encerramento, o público confere uma palestra com o especialista em mercado premium, Carlos Ferreirinha.

Feira de varejo e projeto Vós

O DFB 2016 também vai promover uma feira de varejo e oportunidades, com designers e marcas participantes comercializando seus produtos em um espaço lúdico, que lembra street markets como Camden Town, em Londres. A proposta é gerar uma nova experiência de diálogo entre marcas de acesso restrito e o público qualificado que comparece ao evento.

Também no evento, o coletivo Vós lança mais uma edição da revista homônima e assina a curadoria da feira autoral Babado Coletivo, que apresenta uma coleção customizada e criada exclusivamente para o DFB, além de promover a exposição fotográfica “Dezesseis”, com rostos de 16 cearenses fotografados por Igor de Melo e ilustrados com textos de Mariana Marques.

Multicultural

Mais do que moda, indústria e mercado, o DFB é um festival multidisciplinar que agrega em sua programação atividades que movimentam diversas áreas do setor de serviços, como exposições, gastronomia, varejo de moda, artesanato e shows através de diversas ações abertas ao público. Entre os destaques da edição, o lançamento de uma obra sobre o mestre do Cariri, Espedito Seleiro; a Exposição Filigranas; e a exposição UMI.

Espedito Seleiro

Editado pelo Senac/CE, o livro “Meu Coração Coroado”, em homenagem à obra do mestre do artesanato e da cultura caririense Espedito Seleiro, será lançado na noite do dia 6 de maio. A obra foi escrita por Adriano Mota e o design do livro leva assinatura de Érico Gondim. Ambos marcam presença no lançamento, que acontecerá na livraria do Senac, dentro do DFB, e que contará com a presença do próprio Es​pedito Seleiro.

Filigranas e Casa Pena

Na Exposição Filigranas, o DFB traz esculturas tridimensionais em papel assinadas por Miguel Guiter, tradicional e renomado gráfico argentino radicado no Ceará. Na Casa Pena, o público confere um show-room exclusivo com lounge onde será apresentado o novo posicionamento da marca cearense, que também participa do 1º Encontro dos Cursos de Moda do Ceará.

‘Artesanías de Colômbia’ e “Artesanias do Ceará”

A mostra traz produtos artesanais do Brasil e da Colômbia, com material feito por fotógrafos convidados a revelarem suas visões artísticas das diversas etapas de criação e desenvolvimento dos talentos de ambos os países. Na exposição, estão peças de design, vestuário e joias contemporâneas e autorais.

Gastronomia e Varejo

No DFB Street Food, o DFB apresenta um meeting point composto por restaurantes com foco na alta gastronomia, em formato informal, com todo o charme da comida de rua, megatrend de tendência nas principais cidades do mundo. Já o Food Square consiste em uma praça de alimentação alternativa composta pelos melhores food trucks de Fortaleza.

O Espaço Costume Saudável também estará presente no evento.

KZA DO DRAGÃO, promovida em parceria com o projeto Energia Social da Coelce, é um empório do evento que reúne o trabalho autoral de designers de todo o Brasil, à venda durante todos os dias do DFB.

Festa Oficial

Na sexta-feira de DFB, 6 de maio, o público será presenteado com a festa oficial do evento. Em grande estilo, a balada temática “Unique” acontece no próprio Terminal Marítimo do Passageiros, que será embalado por Djs de renome da música eletrônica que fazem parte do casting de grandes festivais do gênero, como o Tomorrowland, contando ainda com camarote VIP exclusivo do Balada In.

Serviço
DFB 2016

Data: 4 a 7 de maio
Local: Terminal Marítimo de Passageiros do Porto de Fortaleza
Site: http://dfhouse.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/DFHouse
Instagram: https://www.instagram.com/DFHouse/
Youtube: https://www.youtube.com/user/dragaofashionhouse

Anterior

Igor Guerra é visto gravando novo clip solo

Próximo

As 4 leis que aprendi e a minha viagem ao templo budista

Faça seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.