Raíra Cendi a Miss Ceará Latina 2015

Entrevistamos Raíra Cendi (22), a Miss Ceará Latina 2015, que competirá na etapa nacional com as representantes de outros estados do Brasil pelo título de Miss Brasil Latina 2016, na cidade de Recife (Pernambuco) entre os dias 26 e 29 de Setembro.

A rotina da Miss é corrida; cursa o último semestre de direito, é professora de inglês, modelo e estagiária no Tribunal de Justiça do Ceará. Dona de uma personalidade marcante, é considerada por seu missólogo, Jonathan Soares, como “uma mulher determinada e disciplinada”.

A beldade revela, agora, tudo sobre a trajetória que se iniciou em dezembro quando concorreu ao Miss Fortaleza Latina e conquistou o direito de representar a capital do estado na final do MCL.

Raíra, no seu entendimento, o que significa ser uma Miss?

A figura da miss representa um simbolismo, o qual tem passado por diversos conceitos ao longo desses vários anos de concurso. Essa imagem pode ser vista como uma referência mas não necessariamente um estereótipo. Por exemplo, tenho grande admiração por Angelina Jolie mas não significa que vou usar lentes verdes, fazer o mesmo corte de cabelo, modificar o formato do meu rosto e etc.. pra que eu me torne igual a referência que admiro. Cada qual tem sua beleza independente de padrões físicos e as referências maiores que sigo são de atitudes e não de formato de rosto, cor de cabelo, cintura, busto, etc… Atitudes de compaixão, respeito ao próximo, solidariedade, igualdade e integridade além de postura, ética, cultura e, claro, uma passarela confiante são bases que busco pra sustentar o real significado de ser uma miss.

O que a motivou fazer parte do concurso?

O convite veio do meu amigo e atual coordenador municipal, Jonathan Soares, no início de 2014. Então vi uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional. Ao aceitar, conheci melhor a história dos concursos, as etapas e passei a admirar esse universo. Esse é um dos fatores que me motivam.

Como foi a preparação durante esse período?

Eu e o Jonathan, meu coordenador, fizemos a preparação de passarela focando e tendo como inspiração a gaúcha Julia Guerra (Miss América Latina del Mundo 2013), Johanna Solano (Miss America Latina 2009) e Zuleyka Rivera. Envolveu muito treinamento, estudo,  compreensão da diferença entre passarela fashion e passarela de miss além de todo o preparo psicológico necessário que uma miss precisa pra manter o equilíbrio, calma e leveza, apesar da ansiedade que o concurso causa.

O confinamento que antecede o dia da final é um período de maior proximidade ou de rivalidade?

Proximidade, com certeza. Todas as meninas são maravilhosas, criamos um vínculo de amizade sincera todas se ajudavam davam dicas de passarela, se apoiavam e acalmavam umas as outras, um relacionamento muito bom e saudável uma amizade recíproca, experiência que pretendo levar pro resto da vida.

Qual seu ponto de vista sobre a colocação do Donald Trump (dono da franquia Miss Universo) á respeito dos comentários que ele fez sobre os Mexicanos e, de uma maneira geral, aos Latinos?

É lamentavel o posicionamento em um momento que todos estamos seguindo em direção a igualdade e respeito. Achei desnecessário. Vivemos atualmente em um período de tantas intempéries por todo o mundo, então creio que o respeito e o amor ao próximo devem prevalecer à qualquer tipo de discriminação.

Qual a melhor lição que você tem tirado desse concurso?

Que pode haver parceria, apoio e amizade sincera entre pessoas que, de certa forma, disputam e almejam o mesmo objetivo.

Com os Coordenadores Diego Caslim e David Garces no Making Of Fotos Oficiais Estúdio David Capibaribe

Como estão as expectativas e preparação para o concurso nacional?

Estou muito feliz em poder representar meu estado, de tantas mulheres bonitas, na etapa nacional do concurso. Tenho uma equipe muito boa me acompanhando e acreditando em mim, o que me motiva a dar sempre o meu melhor.

Nome completo: Raíra Cendi de Flaviano

Nascimento: 20/07/92

Profissão: Estudante, modelo, professora de inglês e estagiária no TJC

Altura: 1.82

Peso: 57

Busto: 80

Cintura: 60

Quadril: 92

Sonho: Ser mãe e constituir uma família, um lar.

Um homem bonito: Johnny Depp

Uma mulher bonita: Angelina Jolie

Anterior

David Lima da DonaLeda

Próximo

Semântica

1 Comentário

  1. 3 de outubro de 2015 at 11:48 — Responder

    […] e Pernambuco. Em 5º Lugar: Miss Sergipe – Saiury Carvalho; 4º Lugar: Miss Ceará – Raíra Cendi; 3º Lugar: Miss Rio Grande do Norte – Isabelle […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.