Localizada na região serrana do Ceará, o município de Guaramiranga – situada na Área de Proteção Ambiental da Serra de Baturité – pertence ao Norte Cearense e fica apenas a 110 km da capital do estado – Fortaleza -. A altitude de aproximadamente 856 metros, faz de Guaramiranga uma das cidades com menor média anual de temperatura da Região Nordeste, chegando a temperatura mínima entre 12ºC e 14ºC, no mês de julho (segundo informações dos nativos) .

Por ser o oposto  do que o turismo cearense vende para o resto do Brasil (calor, praia e agitação), Guará – como é, carinhosamente, chamada –  torna-se uma escolha ímpar de tranquilidade e um clima com todas as caracteristicas de um local serrano.

O clima propício faz da flora um enclave único de floresta no contexto do semi-árido do Ceará, com formações florestais remanescentes da Mata Atlântica e uma fauna de 39 famílias abrigando 155 espécies de aves, possiveis de ver se você der uma volta além dos pontos turísticos.

 

Pra quem acorda logo no início do dia é possível ver uma densa camada de neblina, com nuvens cobrindo a serra, dando a impressão de uma altitude maior do que realmente estamos. A cidade possui várias trilhas, algumas pouco conhecidas pelos turistas, que nos levam a cachoeiras com belezas escondidas em meio a locais de ar puro e completa sensação de tranquilidade. A baixa temperatura das águas não é muito convidativa mas o mergulho e a “massagem” das quedas d’água são revigorantes.

foto: David Capibaribe
foto: David Capibaribe

Ao longo do dia percorrendo a estrada e caminhos mais utilizados por quem mora na cidade os visuais vãoi ficando cada vez mais exuberantes.  Subindo até 1000mts de altitude, aproximadamente, chegamos ao local chamado Pico Alto. Bom, a vista fala por si..

David Capibaribe
David Capibaribe

David Capibaribe

 

Avaliação do Editor

9.3
Avaliamos estrutura, clima, recepção de turistas, opções de lazer, locais a se visitar e conhecer. Guaramiranga possui um grande potencial em vários quesitos, mas requer uma atenção maior da prefeitura, principalmente sobre pontos que tem intensa visitação como o Pico Alto e uma melhor organização e fiscalização do tráfego durante eventos - já consolidados - na cidade.
6 Classificação dos usuários
9.3

PRÓS

Para quem busca tranquilidade e clima agradável. Excelente passar o fim de semana em casal, com amigos ou a família. A cidade é simples e bem cuidada, a serenidade do local passa uma sensação de paz, ideal para quem quer meditar e descansar. A noite na charmosa pracinha os restaurantes oferecem os mais variados tipos de foundue.

CONTRAS

Por ser pequena as opção de lazer noturno se restringem a restaurantes e algumas apresentações musicais. O Pico Alto - local turístico da cidade - deveria estar mais cuidado. Apesar da vista linda, o aspecto é de abandonado. Em épocas de evento (como Festival de Jazz, Oktoberfest, etc...) a bela cidade fica com um trânsito caótico e sem estrutura para veículos trafegarem.
Anterior

Ana Larousse vem a Fortaleza com a turnê do disco "Tudo começou aqui"

Próximo

Miss Brasil Latina 2016

Faça seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.