Por que conhecer Lyon?
Pra ouvir enquanto lê:
No estilo mochileiro, procurando locais pouco conhecidos e fora de uma rota turística, acabei decobrindo Lyon, a cidade natal do escritor do famoso livro; O Pequeno Príncipe – Antonie de Saint-Exupéry – . Uma das cidades mais bonitas da França, me atraiu pela simplicidade e charme. Com bairros inscritos no patrimônio mundial da Unesco a qual diz que “Lyon é um excepcional exemplo da perenidade da instalação urbana durante mais de dois milênios, onde se fundiram tradições culturais provenientes de diversas regiões da Europa para produzir uma comunidade homogênea e vigorosa”.
Com um lindo patrimônio arquitetural, Lyon é cortada por dois rios: Saône e Rhône (com sua nascente na Suíça) local de passagem obrigatória desde o período romano – e tornando-se principal rota comercial da época – , daí sua estrutura possuir edificações com vestígios do Império Romano (ainda bem conservadas).

Próximo a cidade, construído ao lado da colina de Fourvière – que deu origem ao seu nome – o Ancient Theatre of Fourvière é um local histórico que valeu a pena ser visitado e contemplado. Com um pouco de pesquisa li sobre sua constrção que começou por volta de 15 aC, o teatro iniciou seu projeto com diâmetro de 90 m teve sua obra finalizada no começo do século 2 com 120m de diâmetro. Atualmente além de ser um local turístico, ainda é usado como espaço cultural (onde ocorrem eventos). Nos passeios feitos entre as silenciosas ruínas, encontrei pessoas descansando, lendo e tomando sol.
E, por fim, (mas não menos importante) a Basílica de Fourviére. Situada na colina com o mesmo nome, ocupa o lugar onde antes tinha uma pequena igreja do século XV. Para ter acesso á basílica é preciso pegar um “bondinho” que sai da Place de St. Jean e esse trajeto, também, faz parte da experiência de conhecer Lyon.


Ao fundo da igreja, à esquerda, estava lá o relógio astronômico do século 14 (construido em 1383 – portanto, um dos mais antigos da Europa). Uma época em que ainda acreditava-se que o sol girava em torno da terra; ele indica data, posições da lua, do sol e da Terra, assim como o levantar-se das estrelas sobre Lyon (ele toca às 14h, às 15h e às 16 horas).
1 Comentário
O local é lindo, o texto ótimo e as fotos perfeitas!